Eu li: Depois de Você

8

Título: Depois de você (After You)

Autora: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca, 2016

Gênero: Romance

Oi pessoal, tudo bem?

Jojo Moyes é uma escritora e jornalista inglesa que publicou seu primeiro livro em 2002 e desde então vem colecionando fãs ao redor do mundo. O livro “Como eu era antes de você” é um de seus maiores sucessos no Brasil.

Porém, a minha experiência com ele não foi muito boa (leia aqui a resenha).

ESSA RESENHA CONTÉM SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO “COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ”

Ouvindo esses milhões de fãs, a autora resolveu escrever a sequência deste livro e lançou “Depois de você”, que chegou às livrarias brasileiras em 15 de fevereiro, do qual vou falar hoje.

Louisa Clark ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto.

Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O seu tratamento e sua recuperação a obrigam a voltar para a casa de sua família, mas também permite conhecer Sam, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, e parece ser a única pessoa capaz de compreendê-la.

Ela sabe que precisa dar uma guinada em sua vida e entra para um grupo de terapia de luto. Tudo parece estar indo bem quando alguém relacionado à Will surge e atrapalha seus planos.

A grande pergunta em torno deste livro é: por quê escrever uma sequência?

E a resposta da autora é: para satisfazer a vontade dos fãs!

Parece que o “viveu feliz para sempre” não funciona mais nos dias de hoje. E, como o primeiro livro, essa sequência também não funcionou.

Louisa, que já era uma mulher sem ambição no primeiro livro, agora com o luto pela perda de uma paixão, está à beira da depressão. Ela está confusa, fraca e incapaz de organizar e viver a própria vida.

Parece que a experiência vivida no primeiro livro não serviu para evoluir profissionalmente e pessoalmente. Demostra ainda estar presa ao passado e em muitos momentos age como se devesse algo ao falecido Will ou a família dele.

Em meio a essa falta de interesse por si mesma, surge Lily, uma garota de 16 anos, chata, mimada, revoltada e sem limites, que se torna o centro das atenções. E em alguns momentos da leitura, Lily é a protagonista e o enredo parece se tornar uma novela mexicana, com tanto drama e “mimimi” desnecessários.

A narrativa do livro, assim como outros livros da autora, é boa. A leitura flui, apesar de não ter me cativado com o enredo. O final é sem emoção, não existe um término, e por ser muito vago me faz imaginar que um terceiro livro possa surgir.

Como sequência, esse livro não faz sentido. Como uma história a parte, deixa a desejar.

Até a próxima!

Meu perfil no skoob 

Perfil da Aline no skoob 

2 thoughts on “Eu li: Depois de Você

  1. Oi Amanda, o “Como eu era antes de você” tem muita crítica boa, porque é uma história boa e é bem escrito. Porém, acho que ele não é um exemplo para as pessoas que estão na mesma condição (ou parecida) com a de Will.
    Na minha opinião, muito pessoal, se passamos por determinada adversidade é porque algo temos a aprender com isso. Os problemas devem ser enfrentados e superados, senão não evoluímos como indivíduos e como humanidade.
    O “Depois de você” me deixou a sensação de que foi mais uma história para vender livros, considerando o sucesso do primeiro, do que para contar algo de bom.
    Eu acho que você tem que ler, se tiver vontade, e tirar suas conclusões. Afinal, todo livro acrescenta, bom ou ruim.
    Beijos!!

Obrigada pela visita, fico muito feliz pelo seu comentário ;) Volte sempre!