Eu li: Zumbis x Unicórnios

12

Título: Zumbis x Unicórnios (Zombies vs. Unicorns)

Autor: diversos

Editora: Galera Record, 2012

Gênero: Contos, literatura juvenil.

Oi pessoal, tudo bem?

Justine Larbalestier e Holly Black se uniram e organizaram este livro para ajudar o leitor a escolher de uma vez por todas um lado: zumbis ou unicórnios. O livro é composto por 12 contos, sendo seis histórias sobre zumbis e seis sobre unicórnios.

Esses contos, alguns mais que outros, acabam com os pré-conceitos de que zumbis são criaturas nojentas, que “vivem” a perambular e agir de forma estranha e instintiva, sem personalidade. E os unicórnios, seres mitológicos associados à pureza e à força com habilidades mágicas e curativas.

Aqui pode-se ler tanto sobre zumbis fofos e meigos e unicórnios perigosos e assassinos, ou vice-versa.

É um livro super divertido, em que cada conto é bem diferente do outro e nenhum deles (falo mais pelo time zumbi) me deixou com nojo, medo ou algo do tipo. Alguns contos deixam uma sensação de quero mais, pois são histórias boas e criativas, contada por autores muito talentosos.

No time zumbi os contos são:

  • Love will tear us apart – Alaya Dawn Johnson
  • Buganvílias – Carrie Ryan
  • As crianças da revolução – Maureen Johnson
  • Inoculada – Scott Westerfeld
  • Mãos geladas – Cassandra Clare (de Cidade dos Ossos, e a série Instrumentos Mortais)
  • A noite do baile – Libba Bray

23

No time unicórnio são:

  • A mais alta justiça – Garth Nix
  • Teste de pureza – Naomi Novik
  • Mil flores – Margo Lanagan
  • O cuidado e a alimentação de seu filhote de unicórnio assassino – Diana Peterfreund
  • Princesa bonitinha – Meg Cabot (de Diários da Princesa)
  • A terceira virgem – Kathleen Duey

14

No início da leitura, achei o livro um pouco cansativo, mas porque os contos que mais gostei são os do meio para o final do livro. Não vou escrever aqui sobre cada um deles, mas escolhi o meu preferido de cada lado.

Time zumbi – Mãos Geladas

Os zumbis de Lychgate – mais conhecida como Zumbilândia – não são apenas mortos, eles são moradores como são os vivos, tranquilos e silenciosos, varrendo suas calçadas ou vendendo flores.

James, o príncipe, que em pouco tempo completaria 18 anos e se tornaria rei, é subitamente atropelado e morto.

Adele, sua noiva, em meio aos sentimentos de luto e espera pelo retorno de James como morto-vivo, assume a missão de ajudar o amado a voltar à vida e assim descobrir e punir o verdadeiro culpado pela sua morte.

Cassandra Clare em sua narrativa cria um clima de suspense sombrio, com momentos emocionantes, sem perder o lado romântico e puro desta história.

Este conto, diferente de outros do livro, tem início, meio e fim bem escritos que falam de amor, traição e vingança.

Time unicórnio – Princesa Bonitinha

Liz Freelander é uma garota de poucos amigos. No seu aniversário de 17 anos, ganhou de presente, enviado por sua tia, um unicórnio chamado Princesa Bonitinha, que tem dois metros de altura, um chifre cintilante de um metro de comprimento e olhos cor de lavanda. Ela odiou o presente e só não se livrou dele para não decepcionar o irmão mais novo, que por sua vez amou Princesa Bonitinha.

Quando a melhor amiga de Liz se mete em uma encrenca, ela recorre ao unicórnio como a única forma de tentar resgatá-la e descobre que este pode ser muito cruel quando necessário, o que faz com que Princesa Bonitinha passe a ser chamada de Glória.

O conto de Meg Cabot é fofo e bem humorado, mostra os dois lados da personalidade do unicórnio e aborda como tema principal a amizade.

Banner

Justine e Holly fizeram um ótimo trabalho na escolha dos contos e autores que compõe este livro. A leitura vale muito a pena pela narrativa concentrada e limitada ao essencial, características dos contos, que possibilita uma leitura bem dinâmica.

Até a próxima!

Meu perfil no skoob 

Perfil da Aline no skoob 

 

2 thoughts on “Eu li: Zumbis x Unicórnios

  1. Oi Mari, concordo com você, a ideia de contos é muito boa.
    Gostei muito! Beijos

Obrigada pela visita, fico muito feliz pelo seu comentário ;) Volte sempre!