[Dicas de Óculos] – Usar tampão no olho

Oi pessoas, tudo bem? Mais uma postagem da série de Dicas de Óculos e é um assunto que foi sugerido por algumas pessoas que acompanham o blog e o canal: usar tampão no olho.

Eu já tinha comentado aqui o caso de um pai que customizava os tampões da filhinha para tornar esse sacrifício necessário divertido, você pode conferir a postagem clicando na imagem abaixo:

Estrabismo
Estrabismo – transformando um problema em brincadeira

Inclusive nesta postagem trago alguns exemplos de tampões diferentes que encontrei imagens na internet.

Mas afinal para que serve o tampão?

No caso do estrabismo, que é a famosa vesguice: quando um dos olhos ou os dois não conseguem ficar alinhados. O tampão serve para cobrir o olho bom (o alinhado) e forçar o olho ruim a se alinhar (tipo uma musculação para os olhos).

Curiosidade: bebês até 6 meses podem ser estrábicos pelo fato dos olhos não estarem em desenvolvimento e a visão também, com o crescimento costuma passar esse estrabismo. Caso não passe, procure um oftalmologista.

via GIPHY

Técnicas utilizadas para correção do estrabismo:

  • Uso de protetor ocular (tampão) – existem de pano, micropore e silicone.
  • Uso de óculos – muitas vezes o estrabismo é causado pelo forte grau de miopia ou hipermetropia
  • Uso de colírio no olho bom – As vezes a pessoa não se adapta ao tampão ou cria uma alergia, recorrendo ao colírio que irá embaçar o olho bom para que o ruim estimule a visão.
  • Cirurgia

Outro caso que necessite o uso do tampão principalmente na infância é a Ambliopia. Neste caso o uso frequente do tampão é de extrema a importância, pois caso não estimulado o olho ruim, não existe cirurgia e nem cura.

O que é Ambliopia?

É a perca da capacidade de visão de um olho. Isso acontece porque a visão do bebê ou da criança não foi bem estimulada em seus primeiros anos de vida, ou a criança tem algum problema de visão como estrabismo.

Nosso cérebro tende a se adaptar com as situações, e quando existe um olho amblíope, se ele não for estimulado vai sendo anulado e a visão dependendo apenas do olho bom. É muito importante que seja feito o tratamento até os 7 anos de idade, que costuma ser a idade em que o olho termina de se formar por completo.

Tampao-2-
Reprodução To de Olho

Mas usar tampão não é uma tarefa fácil…

As crianças sofrem por serem obrigadas a utilizar este acessório não muito favorável, que esquenta, que cobre o olho bom, ou seja, não permite uma visão nítida. Além da parte estética e a falta de incentivo ao uso do mesmo.

Pensando nisso eu separei algumas dicas interessantes para o estímulo das crianças utilizarem o protetor ocular:

  • Customizar o seu próprio protetor
pai-desenha-em-tampao-da-filha-todos-os-dias-para-estimular-tratamento55-thumb-570
Reprodução Instagram
  • Fazer tampão para os brinquedos
framehuggers
Fonte: WonderBaby
  • Pais também utilizarem

É com o exemplo que os pequenos aprendem.

  • Criar um plano de bonificações pelo uso do tampão

Faça um acordo com a criança, que caso ela cumpra o uso do tampão pela quantidade de horas solicitadas pelo médico, ela terá uma bonificação. Um plano de recompensa semelhante a um esquema de mesada mas claro que não precisa ser em dinheiro, pode ser um sorvete ou um passeio.

Então é isso pessoas, para o post não se estender muito fica aberto os comentários para dúvidas e sugestões. Até a próxima!

 

 

 

14 thoughts on “[Dicas de Óculos] – Usar tampão no olho

  1. Eu tenho uma prima que quando era pequena no lugar do tampão usou colírio. Ela era alérgica ao tampão e aí pingavam colírio no olho dela para embaçar o olho bom e assim exercitar o olho ruim. Pesquise sobre esta alternativa e consulte a oftalmologista.

  2. Meu menino começou a usar o tampão aos 10 meses. Duas horas por dia. Aos 12 meses voltamos a oftalmo especialista e ela disse que havia melhorado muito, realmente, nós mesmos em casa mal víamos o desvio. Nessa oportunidade, ela recomendou o uso por mais 2 meses, ainda duas horas por dia. Hoje ele tem 1 ano e 2 meses e a tarefa que sempre foi difícil, nesse momento, está beirando o impossível.

    Raros são os dias que ele deixa colocar tranquilamente e acaba indo brincar e esquece do tampão. Normalmente ele tenta tirar de instante em instante, e se tornou comum a gente usar 6 tampões por dia. Ele só fica 2h com o tampão se alguém ficar constantemente e vigiando e as mãos dele e mesmo assim as vezes ele consegue tirar. Voltaremos ao oftalmo daqui a 3 dias e se for preciso usar o tampão novamente não sei como vai ser.

    Ele está muito esperto para tirar o tampão, é muito novinho para entender que precisa usar o tampão ou para que nós possamos negociar com ele qualquer tipo de benefício.

    Vocês já passaram por isso? Obs. Só uso tampão de farmácia. Mas as vezes a cola que vem nele é bem fraca.

  3. Oi Aline !! eu que agradeço esta oportunidade, bjs e um Feliz Natal!! conte conosco sempre que precisar!

  4. Oi Simone! Eu fico tão honrada com o seu comentário em meu blog, muito obrigada por compartilhar a sua história e a da Camila, muitos pais que buscam auxílio na internet certamente vão poder ser ajudados.

    Muito obrigada pela visita <3

  5. Minha história começou há 9 anos atrás quando minha filha Camila, na época com 5 anos, passou pelo exame oftalmológico e foi diagnosticada com ambliopia (olho preguiçoso) e hipermetropia.Saimos do consultório com a indicação do uso do tampão por 6 horas por dia por 3 anos.
    A rejeição da Camila ao uso do tampão foi imediata, não queria colar no rosto porque machucava e ficava constrangida em usar na escola porque tinha vergonha.
    Procuramos no mercado outras alternativas de oclusores e não encontramos nada!! E como a necessidade é a mãe da criatividade desenvolvi um tampão que fosse ao mesmo tempo confortável e divertido,colorido com motivos infantis para funcionar como um acessório para o óculos, e desta forma ela poder se sentir bem e estimulada a usar o tampão, e não envergonhada.
    O tampão foi um sucesso, Camila adorou.As pessoas abordavam ela na rua querendo saber onde tinha comprado o produto.Foi assim que nasceu a Tô de Olho tampão, com acessória profissional da designer premiada Paola Petti Cerveira e outros profissionais da área oftalmológica.Para produzir tampões diferenciados, que tem como objetivo transformar o tratamento de oclusão o mais prazeroso possível para criança.
    Trabalhando sempre para agradar o exigente publico infantil, lançando estampas novas, ligadas a moda, times de futebol,flores,caveiras etc.O tampão também não é descartável,é lavável e pode ser utilizado várias vezes, tem um custo benificio favorável aos pais também.
    Ambliopia atinge 4 em 100 crianças no Brasil e quando não tratada pode causar uma perda de visão irreversível. Por isso a importância de levar seu filho o quanto antes a uma consulta com o oftalmologista, mesmo que ele não apresente nenhum sintoma.A chance de eles terem o problema é real e só assim podemos descobrir.
    A ambliopia tem que ser detectada e tratada o mais cedo possível, quando a visão ainda esta se desenvolvendo.
    A Camila esta 100% curada da ambliopia, ainda usa óculos para corrigir a hipermetropia, e sempre que encontra alguma criança que usa tampão ela conta sua história com final feliz!

  6. Oi Flavia, obrigada pelo comentário. Infelizmente não sei te ajudar nesta situação, aconselho recorrer a um terceiro profissional.

    Tem um blog de um técnico ótico chamado Blog do Paulus, talvez ele consiga te ajudar.

    Abraços

  7. BOM DIA MINHA FILHA TEM 4 ANOS E TEM ESTRABISMO E UM POUCO DE ESTIGMATISMO, FUI EM UMA OFTAMOPEDIATRA ELA RECEITOU TAMPÃO 4 HORAS POR DIA E ÓCULOS COM GRAU NEGATIVO PARA O ESTRABISMO. AGORA RECENTEMENTE FUI EM OUTRA OFTALMOPEDIATRA E ELA RECEITOU O TAMPÃO E O ÓCULOS COM LENTE NORMAL SEM SER NEGATIVA E AGORA ESTOU NUMA DÚVIDA CRUEL, QUAL DOUTORA EU SIGO A QUE USA LENTE NEGATIVA OU A QUE USA LENTE NORMAL?

  8. Meu filho vai fazer 6 anos em outubro,passei ele com o oftalmo e foi diagnosticado estrabismo leve,ela indicou o uso do tampão todos os dias por 4 horas no olho direito,a minha dúvida é: o tampão tem que ser no olho com o estrabismo,ou o olho bom?Agradeço o retorno!

Obrigada pela visita, fico muito feliz pelo seu comentário ;) Volte sempre!