Um sobrenome chamado saudade

Saudade

Hoje é dia de finados, consequente feriado pois é uma data e tradição trazida pela Igreja Católica. Segundo a Wikipédia, essa data surgiu pois no séculos V a Igreja Católica destinava um dia do ano para orar por aqueles que não eram lembrados pelos familiares em oração. Ainda na Wikipédia, informa que este hábito de ter uma data específica para se lembrar dos mortos veio da cultura Celta, pois os Druidas reuniam-se para homenagear e evocar os antepassados (Halloween).

<

p style=”text-align: justify;”>Continue lendo

9 thoughts on “Um sobrenome chamado saudade

  1. Oi Milena, obrigada pela visita. Seu comentário ficou um tempo pendente porque me fez relembrar a saudade da minha madrinha e toda vez que eu tentava responder ficava emotiva. Saudades dói… e não tem tradução, e muitas vezes lembrar dos momentos bons nos abrem as janelas da dor que sentimos por não termos mais esta pessoa conosco. Apenas temos que parar e analisar que isso é o ciclo do mundo e que temos que viver o hoje.

    Abraços!

  2. Faz algum tempo (pra mim parece que foi ontem), que perdi uma amiga muito próxima de mim. Ela era mais velha, na verdade começou sendo amiga da minha mãe, mas logo eu e minha irmã nos apegamos muito a ela, e aí… bom, já sabe.
    Até esse momento, ainda não tinha perdido ninguém. Foi muito difícil lidar com a perda, acho que pq eu realmente não entendia muito bem o que estava acontecendo, e parecia um pouco errado eu estar tão mal assim, afinal eu não era da família. Hoje eu vejo que realmente não importa qual era a minha ligação com ela, o que eu senti (e ainda sinto) é uma saudade das mais puras, e acho que ela estará sempre comigo. Talvez fique mais fácil e eu consiga só lembrar dos momentos bons, mas por enquanto ainda dói um pouco. =/

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

  3. Oi Lari, eu também acho que se permitir sentir possa ajudar, mas não sei se ter uma data especial vá aliviar o sofrimento.

    Obrigada pela visita.

  4. Compartilho da ideia de que, geralmente, quem perdeu alguém pensa nessa pessoa com frequência e não só uma vez por ano. Mas, acho bom que exista esse Dia de Finados. Vale uma homenagem extra e, para muitos durões e duronas, vale colocar o coração pra fora e deixar sentir a saudade. Se permitir sentir faz parte do processo para que a dor diminua e as boas lembranças ganhem mais espaço :)

  5. A dor da saudade é uma das mais difíceis de suportar…
    Por outro lado, significa que temos boas lembranças e que amamos de verdade!
    Um beijo grande e um ótimo feriado!

Obrigada pela visita, fico muito feliz pelo seu comentário ;) Volte sempre!